Sigam-me os bons !

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[TOP 10] Os melhores e os piores PROFESSORES da ficção.

Eu sentia falta de fazer listas, mas para fazê-las é preciso muito tempo para pensar. E graças ao dia de hoje eu não tive aula nem na escola e nem no curso de inglês (nos EUA é dia dos professores, por acaso?) e tive tempo para construir um 'TOP 10' com os melhores e os piores professores da ficção.

Obviamente, nas figuras, os melhores estão representados pela cor verde e os piores pela cor vermelha.

E preste atenção é melhor você parar de chamar seus professores de 'piores do mundo' e dar graças a Deus por eles não serem como os da ficção ou ele vai te tacar um apagador ; )
 

#1 A melhor professora é a Erin Gruwell de 'Escritores da liberdade'. Até por que, o filme é baseado numa história real, ela realmente existe. Esta professora trabalha numa escola pública da Flórida e dá aula a alunos que vivem em meio ao pré-conceito (a maioria dos alunos são negros, se me lembro bem, no ínicio só há um ou dois alunos brancos). Tentando mudar esta situação ela abre mão de sua vida pessoal com o marido, trabalha em mais de um emprego ao mesmo tempo para poder comprar livros para os alunos e trabalha com eles em cima de diários em que os alunos se abrem sobre suas conturbadas vidas. Ela não leciona uma matéria específica, mas também tenta lecionar aos alunos lições de vida e com ela os alunos aprendem a serem cidadões.

E alguém realmente duvidava de outra para o posto de pior professora que não fosse Dolores Jane Umbridge? Sabe não é por que eu sou fã de Harry Potter, nem nada, mas Hogwarts conseguiu reunir ao longo dos 7 anos descritos nos livros os piores professores do todos (muitos ainda aparecerão nesta lista) e Umbridge sem nenhuma dúvida é a pior de todas! Além de mudar os métodos de ensino ela tortura os alunos. Com aquela risada típica, não há ninguém que não tenha ficado com ódio dela nos livros e mais ódio ainda nos filmes com a bela interpretação de Imelda Staunton.
"Logo no primeiro dia de aula a professora Umbridge mostra a que veio, entrando em sala e mandando:
Guardem as varinhas e apanhem as penas.
A aula dela era tão monótona que até Hermione surpreendeu a todos colocando em dúvida os objetivos da professora. O fato é que aos poucos, Umbridge consegue exasperar a todos e garantir que Harry pegasse uma trágica detenção. Essa é uma das cenas mais sinistras do livro cinco, Harry é forçado a escrever Não devo contar mentiras com uma pena que, literalmente cortava sua carne, não importa em que superfície ele escrevesse. E assim foi durante as detenções até que as palavras ficaram como cicatrizes na mão de Harry.  "
Trecho retirado do Wikipédia
 #2 Não há melhor professor do que Dumbledore, ele só não ficou com o 1º lugar por que literalmente não leciona matéria nenhuma em Hogwarts. Mas ele nos ensinou muito além de magia com suas frases filosóficas como: 
"Não vale a pena mergulhar nos sonhos e se esquecer de viver", 
"A felicidade sempre será encontrada se você se lembrar de acender a luz", 
"Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte",
"A verdade é uma coisa bela e terrível, por isso deve ser tratada com grande cautela",
"São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
"O problema é que os seres humanos têm o condão de escolher exatamente aquilo que é pior para eles."
"Cada qual acredita que o que tem a dizer é muito mais
importante do que qualquer coisa que o outro tenha a contribuir"
"As conseqüências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."
Deus, são tantas...
O 2º pior professor é Gilderoy Lockhart, também de Hogwarts, que na verdade é uma farsa. É uma celebridade do mundo bruxo e tem várias auto biografias publicadas. Foi chamado em Hogwarts para lecionar 'Defesa contra as artes das trevas', mas logo os alunos perceberam que ele não entendia NADA de magia. Ele soltou Diabretes da Cornualha na sala de aula e não conseguiu dar conta deles, até inventou uma palavra mágica qualquer (Peskipiksi ksi pesternomi).

#3 A 3ª melhor professora é a Katherine Watson do filme 'O sorriso de Mona Lisa' que se passa em 1953 e trata dos costumes da época. Ela leciona em uma escola tradicional feminina onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. Ela estimulava as alunas a estudarem arte moderna.

Já a 3ª pior é a autoritária Agatha Trunchbull do filme 'Matilda', diretora da escola ela torturava as crianças e tentava aplicar um regime militar aos alunos. Quem não se lembra da cruel cena em que ela puxa uma meninas pelas tranças do cabelo e a roda pelo ar ou daquela cena em que ela obriga um garotinho a comer todo o bolo de chocolate? Mas quem sofre mais na história toda é a protagonista do filme, Matilda.

#4 O 4º melhor professor é o John Keating, de 'Sociedade dos poetas mortos'. Um carismático professor de literatura chega a um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.

A 4ª pior da lista é a Edna do Simpson, apesar de me render boas risadas acho que ninguém merece uma professora que inclusive fuma em sala de aula. Sempre me lembro de uma cena em que ela fala: "Vamos fazer uma revisão para a prova de múltipla escolha: Matemática -  AABACADA, Português - CEBADCA, Geografia - BADDCE" KK'


#5 O 5º melhor professor é Dewey Finn que na verdade se passa por seu amigo 'Ned Schneebly' dando aula numa escola para conseguir dinheiro. Do filme 'Escola de Rock' que faz referência ao filme 'Sociedade dos poetas mortos'. Mostra um "professor" revolucionário, com pensamentos modernos, em uma escola conservadora e rígida. Os alunos, presos a regras intensas, utilizam-se da rebeldia para se libertar do sistema escolar. A rebeldia foi, durante muito tempo, marca fundamental do rock 'n roll.

e o 5º pior é o mais fodão de todos: Severo Snape *--*' Ele leciona poções, mas sua grande ambição são as artes das trevas. Severo Snape se tornou um homem desagradável. Sempre usou sua posição como professor para maltratar os alunos de quem não gostava. Ele é vingativo e capaz de guardar mágoas por muito tempo. Todos na escola o detestam e ele não procura fazer nada para mudar a situação.

 #6 O 6º melhor professor é o meu lobisomem favorito, R.J. Lupin *-*' que leciona Defesa contra as artes das trevas no 3º ano de Harry. Com seu grande conhecimento a respeito das criaturas das trevas e de como subjugá-las, além de uma personalidade agradável e gentil, Lupin conquistou os estudantes; grande parte deles o considerava o melhor professor da escola.

O 6º pior é o irritante, careca e desagradável Mr. Strickland de 'De volta para o futuro'

#7 o 7º melhor professor é John Kimble de 'Um tira no jardim de infância'.
Com o objetivo de capturar um traficante de drogas, um policial e sua nova parceira resolvem se infiltrar em um jardim de infância, a fim de proteger o filho do criminoso e sua ex-esposa. Quando a parceira sofre intoxicação alimentar, o policial é obrigado a substituí-la na tarefa de ensinar crianças e acaba se apaixonando por uma das professoras.

e a 7ª pior é  Barbara Covett de 'Notas sobre um escândalo' conta a história de duas professoras Sheba e Barbara. Sheba se apaixona por um aluno e Barbara descobre tudo e, através de chantagem e jogos psicológicos, conduz Sheba pelo caminho que quer.

 #8 A 8ª melhor professora é a srta. Honey do filme 'Matilda' (viu, não é só Harry Potter que tem repetições por aqui), que contra a diretora do escola ensina poemas aos alunos e é a única que entende a genialidade de Matilda e a ajuda o quanto for possível.

E o 8º pior vem de uma dica de uma amiga minha (obrigada Gabi) como eu ainda não vi o filme, eis a sinopse:
A vida acadêmica não se tornou aquilo que o professor de Inglês Charlie Thurber (Luke Wilson) sonhou que seria. Ele é uma inspiração para seus alunos, mas sua notável falta de habilidade política deixou sua carreira meio estagnada.
#9 O 9º melhor professor é o Charles Xavier, que ensina os mutantes a controlarem seus poderes. Fim. Já disse tudo sobre ele (:

O 9º pior é o Alastor Moody sobre os efeitos da poção polissuco, ou seja é o Bartô Crouch Jr. com a aparência do Moddy, entendeu? Talvez se não fosse o Bartô disfarçado ele poderia até passar para o lado verde da lista. Os alunos estavam tendo aula com um comensal da morte som saberem. Durante uma das aulas ele executa as três maldições imperdoáveis em um bicho estranho que eu esqueci o nome e que não tem no google :o

#10 Qual garota não sonha em ter um professor lindo que canta e dança super bem como Will Schuester? Professor de espanhol, trouxe a vida ao clube do coral que é frequentado por nerds, Rachel, Mercedes, Kurt, Tina e Artie. Will convence Finn a entrar no grupo, o que faz com que Quinn entre também, junto com Brittany e Santana. Tem um casamento turbulado com Terri, sua esposa que finge estar grávida para não perdê-lo. Ao longo a série, se apaixona por Emma, que também é apaixonada por ele, mas insiste em seus relacionamento com Ken. É um ótimo conselheiro e sempre ajuda os membros do coral, em especial Rachel, Finn e Quinn, que com certeza são os mais problemáticos. Várias vezes é criticado pelos próprios alunos por sempre dar as músicas para Rachel e Finn, enquanto os outros fazem coro, depois passa a incluir todos dando alguns solos, mas sempre no final, Rachel e Finn continuam estrelando.

A 10º pior nem é tão ruim assim, por isso ficou em último. Sibila dá aula de 'Adivinhação' em Hogwarts. É pirada das ideias e costuma falar bobagens. Ahhh, odeio ela. Amo demais a cena em que a Umbridge a expulsa da escola, me dá raiva quando chega a Minerva a repreendendo 

Enfim, a lista acabooou :(

Feliz dia dos professores para Mônica, Nádia, Célia, Angélica, Louise, Paulo Vítor, André, o-professor-de-ed-física-que-eu-não-lembro-o-nome, Rafael, Guaraci, Márcia, Aline, Tainan, Marcella e pro Adriano do curso de inglês.

"Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre."
 


5 comentários:

  1. Admiro e respeito muito esse trabalho de profº. =D Eles tem uma coisa que eu acho que nunca terei: paciência. xD

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente adorei, apesar de que o 4º lugar foi muito pouco pro John, ele é mt foda naquele filme!
    AAAAAAAAAAAAAADOREI
    Parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Sem vocês eu não seria realizada profissionalmente.

    ResponderExcluir
  4. Amei =\ eu tentei comentar mais acho q o outro não foi aushuahs fazer oq adorei a lista principalmente a perte do Xavier *-* já q amo X-men e a perde do Severo tb ele e florida meu personagem favorito de HP

    ResponderExcluir